O Santos, pode estar em negociações com a Qatar Sports Investments (QSI), dona do Paris Saint Germain (PSG). De acordo com Bruno Giufrida, do GE (Globo), o fundo de investimentos, que pertence à família real do Catar, quer se tornar parceiro do Santos e teria, inclusive, solicitado cópia do balanço financeiro para já ficar por dentro do âmbito financeiro do clube.
Segundo a reportagem, o negócio não envolveria uma transformação em sociedade anônima do futebol (SAF), algo que o Santos não tem como objetivo.
Santos e QSI ainda discutem qual será o modelo do negócio. Atualmente, a FIFA proíbe que terceiros tenham participação em direitos econômicos de jogadores, ou seja, o QSI não poderia comprar um jogador e repassá-lo ao Santos.
As negociações já passaram da fase inicial e a QSI solicitou ao presidente Andres Rueda o balanço financeiro do Santos para estudar as contas da equipe.
A aproximação entre clube e empresa se deu por intermédio de Neymar pai. Recentemente, ele participou da negociação do clube com a Blaze, atual patrocinadora máster do clube.
No mês passado, o jornal francês L’Équipe noticiou que a QSI tem interesse em comprar outros clubes pelo mundo.
Em outubro de 2022, a Qatar Sports adquiriu 30% do Sporting Braga, time da primeira divisão de Portugal.