O governador inicia o processo de articulação para as nomeações nas eleições de 2026.

Governador inicia o ano de 2024 na Paraíba está fortemente marcado pelas eleições municipais, mas os olhares atentos já se voltam para as eleições gerais de 2026, gerando intensas movimentos políticos. Um grupo de secretários estaduais do atual governador João Azevêdo (PSB) tem sido objeto de especulação, diminuindo a possibilidade de exercerem papéis de destaque nas eleições gerais.

Deusdete Queiroga, atual secretário estadual de Infraestrutura dos Recursos Hídricos, surge como uma figura em potencial para suceder João Azevêdo. O paralelo entre ambos se estabelece, pois Queiroga ocupa a mesma carga que Azevêdo ocupou no governo anterior. Com João Azevêdo impossibilitado de buscar a reeleição, há rumores de que ele poderá endossar a candidatura de Queiroga. No entanto, caso a indicação para a carga principal não se concretize, Queiroga pode buscar uma vaga na Câmara Federal como candidato a deputado federal.

Jhony Bezerra e Pollyanna Dutra, secretários das pastas de Saúde e Desenvolvimento Humano, respectivamente, são cotados para também almejarem cargos em Brasília. Embora a intenção seja concorrer à Câmara Federal, não se exclui a possibilidade de buscar assentos na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Jhony Bezerra, no entanto, apresenta uma variável adicional, já que está atualmente como pré-candidato à prefeitura de Campina Grande em 2024, o que pode influenciar suas decisões futuras em 2026.

Pollyanna Dutra, além de ser reconhecida como uma figura operosa no governo, também mantém laços estreitos com o presidente Lula, sendo cogitada para ingressar no PT. Sua influência é evidente nas políticas de atendimento aos mais pobres, contando com o respaldo do governo federal. Enquanto seu filho, Pedro, busca a prefeitura de Pombal, ela espera contar com o apoio do governador para alcançar a vitória.

Por fim, Tibério Limeira, secretário de Administração do Estado, é visto como o “queridinho” de João Azevêdo. Cotado para disputar uma vaga na ALPB como deputado estadual, ele representa uma figura de confiança para o governador e é considerado um dos quadros do PSB que já esteve em cogitação para a prefeitura de João Pessoa. Sua presença na disputa para deputado estadual em 2026 é percebida como um movimento estratégico, alinhado ao apoio e preferência do governador.

Últimas Notícias

Relacionados