Há 24 anos no poder, Putin vence eleição para presidente na Rússia e ficará até 2030

O presidente russo, Vladimir Putin, assegurou sua permanência no poder até 2030 após vencer a eleição russa, conforme confirmado pela emissora estatal Russia-24. Os resultados iniciais apontam uma vitória esmagadora, com 88% dos votos, até aproximadamente as 15h35 deste domingo (17).

O favoritismo de Putin foi reiterado após três dias de votação, iniciados na sexta-feira (15) e encerrados neste domingo, às 15h (horário de Brasília). Mais de 8 milhões de pessoas exerceram seu voto online, de acordo com fontes oficiais.

Com ausência de concorrentes viáveis, os outros três candidatos, todos deputados, são amplamente considerados meros representantes, tendo em vista seu histórico de apoio às políticas de Vladimir Putin. Eles votaram a favor da intervenção na Ucrânia no Parlamento e manifestaram publicamente seu respaldo ao atual presidente.

Este pleito ocorre em meio a um contexto de repressão intensa que silenciou os meios de comunicação independentes e suprimiu grupos de defesa dos direitos humanos. O principal opositor de Putin, Alexei Navalny, líder da oposição russa, faleceu em fevereiro enquanto estava sob custódia em uma prisão no Ártico, enquanto outros críticos estão detidos ou exilados.

A vitória de Putin representa um reforço do controle exercido por seu governo sobre a política russa, consolidando ainda mais sua liderança em um período de crescente autoritarismo e restrições às vozes dissidentes.

Últimas Notícias

Relacionados