João Azevêdo anuncia universalização do programa “Primeira Chance”

Durante o programa semanal “Conversa com o Governador”, veiculado pela Rádio Tabajara em toda a Paraíba, o governador João Azevêdo anunciou a ampliação do programa Primeira Chance, alcançando a universalização para todos os alunos das escolas técnicas do estado. Essa iniciativa abrangerá mais de oito mil estudantes de 154 escolas estaduais, proporcionando-lhes uma bolsa de estágio no valor mensal de R$ 500, totalizando um investimento superior a R$ 26 milhões ao longo de 2024.

O programa visa oferecer oportunidades concretas para os jovens ingressarem no mercado de trabalho, enfrentando uma das questões mais desafiadoras: a falta de experiência profissional. Com a concessão de bolsas de estágio, durante seis meses, espera-se que esses estudantes possam adquirir habilidades e conhecimentos práticos que os tornem mais competitivos ao buscar emprego. O governador enfatizou que cerca de 70% dos estagiários são efetivamente contratados pelas empresas após o período de estágio, evidenciando o impacto positivo do programa.

Criado em 2019, o Primeira Chance é parte dos esforços do governo para fortalecer a Educação Profissional e Tecnológica na Paraíba. Além de facilitar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho, o programa busca integrá-los de forma mais eficaz nesse ambiente, oferecendo mentoria e acompanhamento, além de contribuir para a atualização dos currículos da educação técnica.

As empresas participantes do programa têm responsabilidades específicas, incluindo a contratação de seguro contra acidentes pessoais para os estagiários, concessão de auxílio transporte e designação de um supervisor para orientar as atividades dos alunos. Por outro lado, aos estudantes, cabe o cumprimento da carga horária estabelecida, participação nas mentorias, adesão às normas de saúde e segurança do trabalho, bem como a entrega do relatório final do estágio dentro dos prazos determinados pela escola.

Os cursos técnicos oferecidos pela rede estadual de ensino abrangem diversas áreas, como Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informática e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer. Essa variedade reflete o compromisso do governo em preparar os jovens para uma ampla gama de oportunidades profissionais.

Últimas Notícias

Relacionados