O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), destacou nesta terça-feira (11) que o Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas representa um marco de “civilidade”. Durante a cerimônia de abertura, ele ressaltou: “É assim que a gente vai exercer a democracia, é assim que a gente vai ensinar a civilidade nesse país.”
O evento, que começou hoje e se estenderá até quinta-feira (13), reúne prefeitos de todas as regiões do Brasil. Para Lula, encontros como esse são essenciais para diferenciar as responsabilidades de um candidato das de um gestor público. Ele explicou: “É assim que aprendemos e ensinamos a diferença entre ser candidato, quando você pode falar de tudo, e ser governador ou prefeito, quando só pode dizer aquilo que pode ser realizado, com muita responsabilidade. Como candidato, você diz ‘eu acho’, ‘eu penso’, ‘eu acredito’. Já governando, ou você faz, ou não faz, e o povo vai avaliar se você cumpriu o prometido.”
O presidente também enfatizou a importância do diálogo entre o governo federal e os municípios. Em tom descontraído, fez uma brincadeira com o prefeito reeleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), mencionando que ele busca tanto apoio que quer tornar o Rio novamente a capital do país. “O Eduardo Paes, além de pegar dinheiro todo dia, agora quer que eu devolva ao Rio o título de capital do Brasil”, comentou Lula, arrancando risadas dos presentes.