Efraim Filho apoia, e União Brasil aprova federação com Progressistas

Na noite desta segunda-feira (28), a bancada do União Brasil aprovou, com o voto favorável do senador Efraim Filho (União Brasil-PB), a criação de uma federação partidária com o Progressistas. A formalização da aliança será celebrada nesta terça-feira, 29 de abril, às 15h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

A federação unirá as duas legendas, formando a maior força política no Congresso Nacional, com cerca de 20% dos representantes nas duas casas legislativas. Juntas, elas somarão 109 deputados federais e 14 senadores, consolidando uma frente expressiva no centro político do Brasil.

Para Efraim, que também preside o União Brasil na Paraíba, a aliança chega com força e capacidade de influenciar pautas essenciais. “A federação nasce com força dentro do Congresso Nacional e pronta para ser decisiva nas votações dos grandes projetos e na agenda do Brasil”, destacou o senador.

Embora ausente na reunião da bancada, o deputado federal Damião Feliciano deverá participar do evento de lançamento da federação em Brasília. A cerimônia contará ainda com a presença do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, representando a segunda maior cidade da Paraíba.

Quanto à presidência nacional da federação, ficou decidido que será compartilhada entre os dois partidos até janeiro de 2026, quando o comando passará para o União Brasil, com liderança de Antônio Rueda.

Em estados onde não houve consenso, como Paraíba, Pernambuco e Paraná, as candidaturas a governador serão decididas pela Direção Nacional da Federação, em março de 2026.

Segundo uma nota oficial, a federação pretende ser mais que um bloco parlamentar, atuando como uma referência para impulsionar o Brasil com equilíbrio e inovação, mantendo compromisso com responsabilidade fiscal e social.

Últimas Notícias

Relacionados